O PODER DO MICRO-HÁBITO
- Rodrigo Silva
- 4 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Muitas vezes estamos tão condicionados ao padrão extremo do 8 ou 80 ( ou faço tudo de uma vez ou não faço) que acabamos desprezando o “meio termo”. Aqui o “meio termo” me refiro as pequenas atividades, o trabalho formiguinha.
Que atire a primeira pedra quem nunca deixou de ir na academia em um dia ou até mesmo em uma semana, pois estava com a agenda cheia e não conseguiria treinar as horas normais que costuma treinar? Ou até mesmo quem nunca deixou de começar um projeto, pois acreditava que não estava pronto o suficiente ou que ele era muito grande e levaria muito tempo?
Muitas vezes acabamos não valorizando o poder dos micro-hábitos, pois como não possuem um resultado imediato e visível, no primeiro momento parecem insignificantes, que irão levar mais tempo que o previsto e que não vamos alcançar o resultado desejado.
Se observarmos atletas de elite de qualquer modalidade, vamos perceber que o segredo para chegar ao topo consiste justamente no trabalho formiguinha. Em outras palavras, ter disciplina e foco para executar micro hábitos. Nenhum atleta se torna o número 1 do dia para noite da mesma forma que nenhuma grande empresa se torna a líder de mercado como um passe de mágica.
Portanto, o segredo esta na consistência em fazer pequenas ações positivas rumo ao seu objetivo. Se você busca ter uma alimentação mais saudável, ao invés de mudar toda a sua alimentação de uma só vez, você pode ir mudando aos poucos até ter todas as refeições do seu dia mais saudáveis. Se deseja implementar o hábito da leitura antes de dormir, ao invés de buscar começar lendo um capítulo por dia, comece quem sabe lendo duas ou mais páginas e vá aumentando aos poucos. Executando essas pequenas ações da forma certa durante o tempo correto, iremos colher o resultado que buscamos.






Comentários