MÉTODO GTD PARA SER MAIS PRODUTIVO(A)
- Rodrigo Silva
- 23 de fev. de 2022
- 1 min de leitura

O método GTD, sigla de Gettng Things Done, foi desenvolvido pelo americano David Allen como um sistema de gestão de tarefas para ajudar na produtividade diária. Para David, o maior vilão da produtividade é um cérebro sobrecarregado de informações. Lembrar e organizar mentalmente de projetos, tarefas, reuniões e ideias demanda tempo e energia. O segredo do sucesso da produtividade, portanto, é liberar “espaço mental”, transferindo toda e qualquer informação para um outro “HD externo” que não seja a mente. Aqui vale de tudo, desde um aplicativo de celular, um caderno, uma agenda, etc.
O método consiste em executarmos cinco passos, que devem virar hábitos conforme segue:
1- Capturar e anotar tudo: tirar as informações, ideias, tarefas futuras e lembretes da cabeça e transferir para algum bloco de anotações, seja físico ou virtual.
2- Esclarecer: Fazer uma breve análise do que foi listado.
3- Organizar: Após separar as informações em pastas específicas como trabalho, saúde, filhos, leituras e afazeres domésticos. É o momento de hierarquizar os deveres, medir os esforços e decidir entre fazer, delegar, adiar ou jogar fora. Se a ação levar menos de dois minutos para ser feita, faça imediatamente.
4- Refletir: Revisar e analisar periodicamente esta lista de tarefas com objetivo de encaixar novas pendências, rever prioridades e evitar a desorganização e a bagunça.
5- Fazer: Aqui deve ser dedicado a maior parte do seu tempo. O objetivo final de organizar metodicamente as tarefas da vida é, no fim das contas, facilitar a execução e riscar os compromissos da lista.
O que achou do método GTD? Faz sentido para você? Deixe o seu comentário






Comentários