AS 9 ATITUDES DO MINDFULNESS
- Rodrigo Silva
- 31 de jan. de 2022
- 2 min de leitura

A prática do Mindfulness é muito mais do que apenas encontrar uma posição confortável, fechar os olhos e meditar. Ele também é um estilo de vida, uma forma de viver com presença plena e intenção. Seu fundador Jon Kabat-Zinn desenvolveu os 9 pilares do Mindfulness. São 9 atitudes que podem servir como orientação tanto na prática meditativa como para a vida conforme segue:
Não Julgar: significa não avaliar de forma automática tudo ao nosso redor, ou seja não se limitar a definir as experiências em "boa" ou "má". Somente com uma atitude aberta e sem preconceitos é possível notar realmente o que está presente nas nossas vidas.
Paciência: A atitude de paciência em mindfulness é uma forma de sabedoria, demonstrando que entendemos e aceitamos que às vezes as coisas devem desenrolar-se no seu próprio tempo.
Mente de Principiante: Com a mente de um iniciante saímos do piloto automático e dos pré-julgamentos dando espaço para o novo, para a curiosidade e para a criatividade.
Confiança: Confiança é ao mesmo tempo ser confiável e confiar. Confiança é um reconhecimento de que não estamos no controle de todas as coisas da nossa vida e que muitas coisas vitais para a nossa sobrevivência, como o bater do coração e nossa respiração, estão acontecendo constantemente e confiamos que continuarão funcionando bem para a nossa saúde.
Não lutar: Abandonar o apego de qualquer resultado, ou resultado a qualquer custo. Permitir que as coisas sejam como são, sem ter que agir para agradar o nosso Ego ou ficar preocupado com o que os outros vão pensar.
Aceitação: Não é algo passivo, mas sim um reconhecimento ativo de que as coisas são da forma que são. Tratar-se de ver as coisas como elas realmente são no presente. Muitas vezes perdemos tempo e energia ao negar o que é um fato.
Desapegar: Deixar as coisas serem, de aceitar as coisas como elas são. Mudamos o que apenas diz respeito a nós mesmos e ao que podemos influenciar e paramos de sofrer querendo controlar a tudo e a todos.
Gratidão: Apreciar o momento presente com um sentido de reverência e de humildade. Ao diminuir a velocidade e trazer gratidão para o momento presente, podemos trazer uma sensação de prazer e de foco no positivo da vida.
Generosidade: Quando trazemos alegria aos outros estamos desenvolvendo novas conexões mais profundas e emoções positivas tanto para quem doa quanto para quem recebe.






Comentários